VAMOS ao combate a DENGUE


A Dengue é uma doença febril causada por vírus (virose), transmitida de uma pessoa doente a uma pessoa sadia pela picada da fêmea contaminada de um mosquito - o Aedes aegypti.






Existem quatro tipos de vírus da dengue:

Dengue I,

Dengue II,

Dengue III

Dengue IV


Os dois tipos principais de dengue: a dengue clássica e a dengue hemorrágica


O mosquito transmissor da dengue - o Aedes aegypti, é um mosquito que se adaptou às áreas urbanas das cidades e vive preferencialmente dentro das casas ou perto delas, uma vez que lá encontra melhores condições para sua reprodução: sangue humano e depósitos com água.


Pode se proliferar em qualquer lugar que acumule água limpa (caixas d' água, cisternas, latas, pneus, cacos de vidro e vasos de plantas).


A fêmea grávida é atraída por recipientes escuros ou sombreados onde deposita seus ovos. Prefere recipiente com água limpa, cristalina, sem cor e parada, ao invés de água suja ou poluída.


Os ovos podem resistir até mais de um ano nas paredes secas dos recipientes, até que tenham contato com a água e se transformem em larvas, e posteriormente, em mosquitos.


As altas temperaturas favorecem a reprodução mais rápida e conseqüentemente o aumento da quantidade de mosquitos.



Sintomas:

Os sintomas mais comuns da doença são febre, náuseas (enjôo), vômitos, dor nos olhos, cansaço, falta de apetite, dores no corpo, principalmente nos músculos e nas articulações (ou juntas), e dor de cabeça.


Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.



Ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.


O período crítico da dengue ocorre, geralmente, após o terceiro dia da doença. A pessoa deixa de ter febre, embora continue a sensação de cansaço, fraqueza e mal-estar.


Isso pode levar a uma falsa sensação de melhora, mas, em seguida, o paciente volta a piorar. Algumas manchas vermelhas e coceira na pele (parecendo picadas de insetos), podem surgir, além de pequenos sangramentos pelo nariz e gengivas.


Nestes casos, é necessário retornar ao médico nas primeiras 24h após o surgimento destes sintomas.



Caso surjam dor abdominal intensa e contínua, fezes pretas, tonteira, pressão baixa, mãos e pés pálidos ou arroxeados, vômitos freqüentes, sonolência ou agitação, vista escura e dificuldade de respiração, é necessário procurar atendimento médico imediato, pois são sintomas e sinais que indicam hemorragia (perda de sangue) o que pode levar o paciente à morte.


As pessoas que sofrem de doenças do coração, asma, diabetes, anemia, bronquite crônica, enfisema e hipertensão arterial podem ter o estado de saúde agravado pela dengue ou desenvolver a forma mais grave da doença. Portanto, é importante que o acompanhamento médico seja feito desde os primeiros sintomas.




Prevenção:

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer.


Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele).


Ou seja: não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como:


Garrafas;

Pneus;

Pratos de vasos de plantas e xaxim;

Bacias;

Copinhos descartáveis.



Também não se esqueça de tapar: Caixas d'água; Cisternas; Tambores; Poços; Outros depósitos de água.



0 comentários: